Ouvi falar sobre a redução da maioridade penal, achei bastante interessante e resolvi compartilhar minha opinião sobre este tema.
A maioridade penal define a idade a partir da qual o individuo pode responder por seus atos na condição de adulto, atualmente a maioridade define como adulto aqueles maiores de 18 anos. A redução prevê a diminuição desta idade para 16 anos.
Nos dias atuais, menores que cometem crimes são levados para a Fundação CASA (Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), onde podem ficar até, no máximo, três anos, maior causa das revoltas de quem é a favor. Mas, colocá-los na cadeia resolveriam os problemas?
Nos presídios, estes menores infratores, no meio de grandes bandidos e traficantes, se sentiriam desamparados e ameaçados, consequentemente criariam laços com os grupos que dominam estes presídios, para que tenham, uma certa proteção lá dentro, e para que sua família também tenha esta proteção do lado de fora.
Como passariam muito mais tempo dentro destes presídios, ao sair , seriam obrigados a permanecer no crime, tendo em vista que agora possuem uma enorme dívida com estas facções.
Ou seja, de nada adiantaria reduzir a maioridade penal, pelo contrário, estaríamos educando crianças ao crime. O problema está na educação brasileira, já que a corrupção no Brasil não permite que haja qualquer comprometimento com a população, no que se refere à educação, e nas condições em que vivem estas crianças, muitas delas obrigadas a procurar outros meios, para não morrer de fome. A redução da maioridade penal, não atinge o real foco do problema, é apenas uma forma de fugir deles. Ao invés de investir em educação para mudar a realidade, apenas os jogam em penitenciárias e os deixam exilados, como se excluí-los da sociedade não batesse de frente com os direitos humanos e não acarretasse em consequências permanentes e sem solução para o país em um futuro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário